O local Google Maps não difere muito das estratégias de SEO que estamos acostumados a utilizar em sites. No entanto, seus benefícios ao ser executados corretamente para ser encontrado no “Google Maps” ou na busca utilizando o “Google Meu Negócio” são extremamente positivos para as estratégias de marketing de modo geral.
Portanto, além de focar nas palavras-chave que representam o produto ou serviço, é importante se preocupar com as estratégias para palavras-chave locais, que mostram em quais regiões (cidade, estado ou bairro) o negócio pode ser encontrado de forma eficaz pelos potenciais usuários no local Google Maps.
📊 Existe um relatório anual incrível feito pela Whitespark Inc., juntamente com muitos outros profissionais da gringa, que analisam diversos aspectos de desempenho e tendências no uso da plataforma. Esses fatores são baseados em mais de uma década de análises, experiências, pesquisas e especialistas locais testando suas várias hipóteses quando se trata dos sinais específicos que o Google utiliza para avaliar e classificar empresas.
Fonte: Whitespark
7 Fatores que impactam o Local Google Maps
Os fatores no topo das listas certamente parecem ter o impacto mais significativo nas classificações, com base nas observações dos especialistas em pesquisa local que estão otimizando as empresas para classificação nos resultados locais. Vou citar os 7 dos grupos de classificação abaixo:
Sinais do Perfil da empresa no Google
Proximidade, categorias, palavras-chave no nome da empresa, etc.
Sinais na página
Presença de NAP, palavras-chave na tag de título, autoridade de domínio, etc.
Sinais de revisão
Revisões próprias e de terceiros, quantidade de revisões, velocidade das revisões, etc.
Sinais de link
Texto âncora de entrada, vinculando autoridade de domínio, vinculando quantidade de domínio, etc.
Sinais comportamentais
Taxa de cliques, cliques móveis para ligar, tempo de permanência, etc.
Sinais de citação
Dados de localização, consistência NAP, volume de citações, etc.
Personalização
Histórico de pesquisa, local de pesquisa, dispositivo, etc.
Caso queira se aprofundar no assunto, recomendo que assista o vídeo ou a leitura do relatório, cujo link está disponível abaixo:
🔗 Relatório dos fatores de classificação: https://whitespark.ca/local-search-ranking-factors
✅ Pensando nisso, criei um checklist bem simples no Google Sheets que auxilia nessas tarefas e mostra quais pontuações possuem um impacto significativo no ranqueamento do SEO e SEO Local, de acordo com a pontuação citada no relatório.
Com o intuito de tornar esse conhecimento acessível a mais pessoas e de forma prática para ser executada, afinal, isso melhora a organização para os times internos e o acompanhamento das ações realizadas para o cliente. Abaixo, você pode acessar a planilha e fazer uma cópia:
🔗 Checklist de fatores de classificação de SEO Local gratuito: Checklist Google Sheets
Gostou dessas informações? Compartilhe para que outros também possam aprender. Conte comigo para te apoiar nessa jornada de SEO em seu site 🙂
PS: Eu compartilho meus conhecimentos sobre SEO toda semana no LinkedIn. Ative as notificações e conecte-se comigo 🙂