/
sitemap xml

Augusto Spineli

Sou Augusto Spineli, marketeiro e SEO desde 2015, e gerar tração é uma de minhas especialidades. Por isso, resolvi revelar todos os segredos de SEO de forma totalmente inovadora. Meu objetivo é somar todo meu conhecimento que tive pelos locais que passei. TUDO NA PRÁTICA. Quero assumir uma missão de treinar novos profissionais para mudar o mercado de SEO no Brasil.

Passo a passo para submeter seu sitemap.xml para o Google em 10 minutos

Índice do conteúdo

Sitemap SEO é uma ferramenta importante para ajudar a melhorar o SEO do seu site. Ele é um arquivo XML que contém uma lista de todas as páginas do seu site, organizadas de forma hierárquica, permitindo que o Google e outros mecanismos de busca encontrem e indexem facilmente seu conteúdo.

A importância do Sitemap para o SEO do seu site não pode ser subestimada. Ele fornece informações valiosas sobre a estrutura do seu site, ajuda a identificar conteúdo duplicado e permite que os mecanismos de busca entendam melhor o conteúdo do seu site. Para saber se seu site possue é muito simples basta utilizar sua URL e adicionar /sitemap_index.xml.

Exemplo:

sitemap

Se você já possui um sitemap, mas está desatualizado, não se preocupe! Vou te mostrar um passo a passo prático para atualizá-lo em menos de 10 minutos. E se você ainda não tem um sitemap, não deixe de conferir também! Descubra como criar um sitemap de forma rápida e fácil neste conteúdo.

Passo a passo para criar um sitemap

Criar um Sitemap eficiente para o seu site é essencial para garantir que todas as suas páginas sejam encontradas e indexadas pelos mecanismos de busca. Para fazer isso, você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Sitemap Generator ou outras ferramentas disponíveis online. Certifique-se de incluir todas as páginas importantes do seu site, incluindo páginas de produtos, postagens de blog e outras páginas relevantes.

Aqui está um passo a passo para criar um Sitemap XML em três ferramentas de SEO diferentes: Rank Math, Yoast, Screaming Frog e XML Sitemaps.

Rank Math

  1. Faça login na sua conta do Rank Math e acesse o painel de controle do seu wordpress.
  2. Clique na guia “Sitemaps XML” no menu à esquerda.
  3. Verifique se a opção “Sitemap” está ativada. Se não, ative-a.
  4. Selecione as páginas que deseja incluir no sitemap.
  5. Clique em “Salvar alterações” para gerar o sitemap XML.

sitemap rank math

Yoast

  1. Faça login na sua conta do Yoast e acesse o painel de controle do seu wordpress.
  2. Clique na guia “SEO” no menu à esquerda e selecione “Geral”.
  3. Role para baixo até encontrar a opção “XML Sitemaps” e clique em “Habilitar”.
  4. Clique em “Salvar alterações”.
  5. Acesse a guia “XML Sitemaps” e verifique se todas as páginas que você deseja incluir estão selecionadas.
  6. Clique em “Salvar alterações” para gerar o sitemap XML.

yoast seo sitemap

Screaming Frog

  1. Faça o download e instale o software Screaming Frog em seu computador.
  2. Abra o software e digite a URL do seu site na barra de endereço.
  3. Clique em “Iniciar” para iniciar a análise do site.
  4. Clique na guia “Sitemaps” na parte inferior do menu à esquerda.
  5. Clique em “Criar Sitemap XML” e aguarde o software gerar o sitemap.
  6. Verifique se todas as páginas que você deseja incluir estão no sitemap.
  7. Clique em “Salvar sitemap” para salvar o arquivo XML em seu computador.

Screaming Frog sitemap

XML Sitemaps

Passo 1: Acesse o site da XML Sitemaps

Passo 2: Insira a URL do seu site

  • Na página inicial do site, você verá um campo de texto onde você pode inserir a URL do seu site.
  • Digite a URL do seu site, certificando-se de incluir “http://” ou “https://”, e clique no botão “Iniciar”.

Passo 3: Aguarde o processo de geração do sitemap

  • O site começará a rastrear o seu site e gerar o sitemap XML.
  • Aguarde até que o processo seja concluído. Isso pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho do seu site.

Passo 4: Faça o download do sitemap XML

  • Após a conclusão do processo de geração, você verá uma mensagem informando que o sitemap foi concluído com sucesso.
  • Clique no botão “Ver sitemap XML” para visualizar o sitemap gerado.
  • Na nova página aberta, clique com o botão direito do mouse e selecione “Salvar como” para fazer o download do arquivo XML em seu computador.
  • Escolha um local onde deseja salvar o arquivo e clique em “Salvar”.

XML Sitemap site

Passo 5: Envie o sitemap XML para o seu site

A forma de enviar o sitemap XML para o seu site depende do seu sistema de gerenciamento de conteúdo ou do servidor em que o site está hospedado. Aqui estão algumas opções comuns:

  • WordPress: Se você estiver usando o WordPress, você pode instalar um plugin de SEO, como o Yoast SEO ou o Rank Math, e importar o sitemap XML por meio das configurações do plugin.
  • FTP ou painel de controle do servidor: Se você tiver acesso ao FTP ou ao painel de controle do servidor, faça login e procure o diretório raiz do seu site. Em seguida, faça o upload do arquivo sitemap.xml para esse diretório.

Após enviar o sitemap XML para o seu site, os mecanismos de busca poderão encontrá-lo e rastrear todas as páginas do seu site com mais eficiência, melhorando assim o SEO e a indexação do seu site.

Submeter seu Sitemap para o Google Search Console

Depois de criar seu Sitemap, é importante submetê-lo ao Google para que ele possa indexar seu site. Para fazer isso, você pode usar o Google Search Console, que é uma ferramenta gratuita do Google que permite que os proprietários de sites monitorem e mantenham a presença do site nos resultados da pesquisa. Depois de verificar a propriedade do seu site no Google Search Console, você pode enviar seu Sitemap para o Google.

Para submeter seu Sitemap para o Google, siga estes passos simples:

  1. Abra o Google Search Console e selecione seu site.
  2. Na barra de navegação esquerda, clique em “Sitemaps”.
  3. Clique no botão “Adicionar/testar sitemap”.
  4. Insira o URL do seu Sitemap no campo fornecido e clique em “Enviar”.

Agora que você sabe como criar e submeter um Sitemap eficiente para o Google, pode ter certeza de que seu site está bem posicionado para ser encontrado pelos mecanismos de busca e, assim, melhorar o SEO do seu site.

Conclusão

Após enviar o sitemap XML para o seu site, os mecanismos de busca poderão encontrá-lo e rastrear todas as páginas do seu site com mais eficiência, melhorando assim o SEO e a indexação do seu site.

Lembre-se de atualizar regularmente o seu sitemap XML sempre que adicionar ou remover páginas do seu site para garantir que os mecanismos de busca tenham acesso às informações mais atualizadas.

Muitos donos de pequenas empresas e empreendedores podem sentir-se intimidados quando ouvem falar de “sitemap XML”. Parece ser uma gíria técnico e complexo. Mas a boa notícia é que não é tão difícil assim.

Criar um sitemap usando ferramentas como Screaming Frog, Rank Math, XML Sitemaps ou Yoast leva menos de dez minutos. Mesmo se você for iniciante no assunto, seguindo o processo passo a passo, você poderá criar e enviar um sitemap XML em no máximo quinze minutos.

Os benefícios para o SEO são enormes. Portanto, se você ainda não criou um sitemap XML para o seu site, meu conselho é simples: faça-o hoje mesmo!

Além disso, considere realizar uma auditoria técnica de SEO para identificar outros possíveis problemas ocultos em seu site.

Você é capaz! Conte comigo para te apoiar nessa jornada de SEO em seu site 🙂

Augusto Spineli

Sou Augusto Spineli, marketeiro e SEO desde 2015, e gerar tração é uma de minhas especialidades. Por isso, resolvi revelar todos os segredos de SEO de forma totalmente inovadora. Meu objetivo é somar todo meu conhecimento que tive pelos locais que passei. TUDO NA PRÁTICA. Quero assumir uma missão de treinar novos profissionais para mudar o mercado de SEO no Brasil.
Compartilhe esse conteúdo
Assine minha newsletter
Receba atualizações sobre o universo de SEO
Deixe seu comentário
Auditoria SR.SEO
Certifique-se de que seu site seja perfeito para os usuários e mecanismos de pesquisa do Google - Veja como solicitar uma auditoria e corrigir todos os problemas de SEO.
Augusto Spineli abrindo o macbook
Mais Conteúdos
image

Como saber se meu site está indexado no Google usando a pesquisa

Afinal, como saber se meu site está indexado no Google? A indexação correta de um site pelo Google é essencial para garantir que ele apareça nos resultados de pesquisa. No…
image

Passo a passo para submeter seu sitemap.xml para o Google em 10 minutos

Sitemap SEO é uma ferramenta importante para ajudar a melhorar o SEO do seu site. Ele é um arquivo XML que contém uma lista de todas as páginas do seu…
image

Nomadismo Digital: Guia completo para iniciar sua jornada

Antes de começar, gostaria de recomendar um episódio do podcast Palavra-chave que aborda o tema do nomadismo digital. Nessa conversa, discutimos as habilidades necessárias para enfrentar os desafios desse estilo…