/
pesquisa de palavra chave

Augusto Spineli

Sou Augusto Spineli, marketeiro e SEO desde 2015, e gerar tração é uma de minhas especialidades. Por isso, resolvi revelar todos os segredos de SEO de forma totalmente inovadora. Meu objetivo é somar todo meu conhecimento que tive pelos locais que passei. TUDO NA PRÁTICA. Quero assumir uma missão de treinar novos profissionais para mudar o mercado de SEO no Brasil.

A Importância da Pesquisa de Palavra-chave na Otimização de Sites

Índice do conteúdo

Na era digital, ter um site é fundamental para qualquer empresa ou negócio. No entanto, apenas criar um site não é suficiente. É necessário garantir que ele seja encontrado pelos usuários da internet, e é aí que entra a otimização de sites (SEO, na sigla em inglês). Uma das técnicas mais importantes dentro do SEO é a pesquisa de palavra-chave.

O que é a pesquisa de palavra-chave

A pesquisa de palavra-chave é o processo de identificar as palavras e frases que as pessoas estão digitando em motores de busca como Google para encontrar um determinado produto ou serviço. A partir desta pesquisa, é possível identificar quais palavras-chave são mais relevantes para o seu negócio e, portanto, quais devem ser usadas em seu site para aumentar sua visibilidade nos resultados de busca.

Por que a pesquisa de palavra-chave é importante

A pesquisa de palavra-chave é importante porque ajuda a garantir que seu site esteja aparecendo para as pessoas certas. Se você não estiver usando as palavras-chave corretas, é provável que seu site esteja sendo exibido para pessoas que não estão interessadas em seus produtos ou serviços. Além disso, ao usar as palavras-chave corretas, você está ajudando os motores de busca a entender o que seu site é sobre e, consequentemente, aumentando suas chances de aparecer nos resultados de busca.

 

Pesquisa-de-Palavra-chave

Como fazer uma pesquisa de palavra-chave

Existem muitas ferramentas de pesquisa de palavra-chave disponíveis na internet, como:

Google Trends

Google Trends é uma plataforma gratuita para monitorar e analisar tendências de pesquisa na web. Ele permite que os usuários acompanhem o desempenho e as tendências de pesquisa de uma palavrachave ou frase, bem como ver quais regiões e países estão pesquisando mais sobre esse tópico. Os usuários podem comparar tendências de pesquisa entre palavraschave e regiões e ver como essas tendências mudam ao longo do tempo. Além disso, os usuários podem usar filtros para aprimorar as pesquisas e ver os resultados específicos para cada região. Por fim, Google Trends também permite que os usuários comparem tendências de pesquisa entre diferentes regiões e acompanhem as tendências globais.

Ubersuggest

UberSuggest é uma plataforma de automação de marketing que permite aos usuários rastrear seu desempenho de SEO e melhorar o tráfego de pesquisa orgânica. A plataforma oferece ferramentas para palavraschave, análise de backlinks, auditoria de SEO, monitoramento de posições de palavraschave e sugestões de conteúdo. Oferece também acesso à análise de tendências de palavraschave, competição de palavraschave e previsão de tráfego. É uma excelente ferramenta para empresas que querem aumentar o tráfego de pesquisa orgânica.

SemRush

SemRush é uma plataforma de marketing digital que fornece ferramentas abrangentes para análise de SEO, anúncios de pesquisa, mídia social, análise de conteúdo e outras estratégias de marketing. A plataforma permite aos usuários analisar e monitorar seu desempenho online, bem como o desempenho de seus concorrentes. Através de sua análise profunda das palavraschave, links, páginas da web, anúncios e outros aspectos, o SemRush possibilita aos usuários otimizar seu conteúdo e melhorar a visibilidade do seu site. A plataforma também oferece relatórios detalhados e gráficos, que permitem aos usuários monitorar seu desempenho e melhorar suas estratégias de marketing.

Keyword Tool

A Keyword Tool é uma plataforma poderosa que ajuda os usuários a encontrar as palavraschave certas para seus projetos. É uma ferramenta gratuita que ajuda os usuários a descobrir palavraschave relevantes e relevantes para o seu conteúdo, o que pode aumentar o tráfego para o seu site. Ele oferece sugestões de palavraschave baseadas em palavraschave de pesquisa do Google e do Bing. Também permite que os usuários filtrem e classifiquem as palavraschave por volume, CPC, e comprimento para obter as palavraschave mais relevantes para o seu projeto. Além disso, o Keyword Tool oferece aos usuários uma análise de tendências de palavraschave que mostram como as palavraschave estão mudando ao longo do tempo.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta de planejamento de palavraschave do Google Ads. É a melhor ferramenta para pesquisar palavraschave, obter dados de volume de pesquisa e ver outras informações relacionadas às palavraschave. Com esta ferramenta, os usuários podem obter insights sobre quantas pessoas estão pesquisando certas palavraschave, o que o ajuda a criar campanhas de anúncios mais bemsucedidas. Além disso, permite filtrar e segmentar as pesquisas por dispositivo, localização, palavrachave e outros parâmetros. Assim, os usuários podem obter ainda mais insights sobre os dados de pesquisa para otimizar as campanhas de anúncios.

Moz

A Moz é uma plataforma de software de marketing digital que oferece ferramentas para ajudar as empresas a otimizar seu tráfego de pesquisa, monitorar a presença online, gerenciar a marca e melhorar o ranqueamento. A plataforma oferece recursos como rastreamento e monitoramento de palavraschave, análise de backlinks, monitoramento da SERP, auditoria de SEO, relatórios avançados e muito mais. Os usuários podem usar esses recursos para aumentar a visibilidade de seu site e melhorar seu ranking de pesquisa. A Moz também oferece treinamento e suporte ao cliente para ajudar os usuários a tirar o máximo proveito da plataforma.

Spy Fu

SpyFu é uma plataforma de pesquisa de marketing digital que auxilia empresas e profissionais a descobrir como seus concorrentes estão atualmente se posicionando no mercado. O serviço oferece análises detalhadas sobre o desempenho de palavraschave, ofertas de anúncios, anúncios de conteúdo e muito mais, todos direcionados a fornecer insights valiosos sobre como melhorar os resultados de marketing. Além disso, é possível acompanhar as estratégias de SEO, obter informações sobre domínios, verificar quais anúncios foram usados e muito mais. SpyFu é uma ferramenta eficaz para aqueles que desejam se destacar na competição do marketing digital.

Ahrefs

Ahrefs é uma plataforma de análise de SEO que fornece insights precisos de backlinks, rankings de palavraschave e análise de conteúdo para ajudar os usuários a melhorar o desempenho de seus sites. É uma solução unificada que permite rastrear e monitorar backlinks, rastrear rankings de palavraschave, analisar conteúdo e pesquisa de palavraschave, além de identificar oportunidades de crescimento para melhorar a classificação de motores de busca. Ahrefs também tem recursos avançados que permitem análise de concorrentes, auditoria de SEO, alertas de conteúdo e muito mais.

Estas ferramentas ajudam a identificar quais palavras-chave são mais relevantes para o seu negócio e também oferecem informações sobre a concorrência, o volume de busca e o custo por clique. Além disso, é importante considerar a relevância e a qualidade do conteúdo ao usar as palavras-chave escolhidas na otimização do site.

Conclusão

A pesquisa de palavraschave é uma ferramenta importante para otimizar o desempenho da sua estratégia de SEO. Ela permite identificar as palavraschave mais relevantes para o seu conteúdo, bem como as palavraschave que possuem potencial para gerar tráfego para o seu site. Por meio da pesquisa de palavraschave, você pode encontrar termos relacionados à sua marca e obter informações valiosas sobre as tendências de busca. Além disso, a pesquisa de palavraschave oferece a você a oportunidade de identificar novas oportunidades de conteúdo, alcançar um público alvo mais amplo e melhorar a classificação de mecanismos de pesquisa. Portanto, a pesquisa de palavraschave é uma parte fundamental de qualquer estratégia de SEO bemsucedida.

Augusto Spineli

Sou Augusto Spineli, marketeiro e SEO desde 2015, e gerar tração é uma de minhas especialidades. Por isso, resolvi revelar todos os segredos de SEO de forma totalmente inovadora. Meu objetivo é somar todo meu conhecimento que tive pelos locais que passei. TUDO NA PRÁTICA. Quero assumir uma missão de treinar novos profissionais para mudar o mercado de SEO no Brasil.
Compartilhe esse conteúdo
Junte-se à comunidade
Junte-se a mais de 67 SEOs, profissionais de marketing e nômades digitais. Obtenha dicas e estratégias atualizadas para iniciar, melhorar e monetizar seus esforços de SEO.
Deixe seu comentário
Auditoria SR.SEO
Certifique-se de que seu site seja perfeito para os usuários e mecanismos de pesquisa do Google - Veja como solicitar uma auditoria e corrigir todos os problemas de SEO.
Augusto Spineli abrindo o macbook
Mais Conteúdos
image

SEO para Jornalistas: 12 dicas Cruciais

Em 2023, tive o privilégio de participar do evento "Search Central Live" selecionado pelo Google Brasil. Esse evento focou nas atualizações da plataforma, especialmente em relação ao SEO para Jornalistas,…
image

Nomadismo: Viaje, Aprenda e Enriqueça com um Estilo de Vida sem Fronteiras

Não, eu não sou o Thiago Finch. Mas sim, eu sou um nômade milionário já faz mais de 3 anos. Atualmente me encontro em Bali, na Indonésia. Quero aproveitar e…
image

OKRs para SEO: Defina Metas de SEO de Alto Impacto

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos SEOs é não conseguir a adesão e o orçamento necessários para executar seus projetos. Os SEOs muitas vezes sentem que não são levados a…